O que é SAR, PMA e 4FUN

[special_font size=”32″ unit=”px” ]Saudações amigos Insanos!!![/special_font]

Vamos falar um pouco sobre três formas de se praticar o Airsoft, o 4FUN, o SAR (simulação de Ação Real) e o PMA (Pro Military Airsoft).
Escolhi falar sobre elas por já ter praticado as mesmas, podendo assim transmitir com mais propriedade minhas experiências.

[space height=”20″ ]

Mas o que é MILSIMMilsim é o termo que abrevia Military Simulation (Simulação Militar), são atividades geralmente conduzidas por civis com finalidade recreativa ou mesmo competitiva.(fonte: milsim USA, AirSplat’s)

As atividades simulam ambientes de conflitos militares, podendo ser releituras de fatos históricos, baseadas em livros e filmes ou até mesmo fictícios. A utilização de vestimentas militares, embustes e valer-se de referências em táticas de combate, fazem uma imersão do jogador no universo Milsim. Conforme mencionado no início do post, acredito que o 4FUN seja a porta de entrada para a maioria dos praticantes de Airsoft.
Na minha opinião o 4fun significa diversão sem compromisso, pois os jogos não se valem de uma elaboração muito minuciosa, em alguns jogos até são propostos objetivos, tais como conquista de bandeira, deslocamento de objetivos e etc., porém, o foco principal está em eliminar seu oponente.

Em sua grande maioria, são separadas duas equipes que entram em confronto direto e cada jogador que é atingido por uma BB deverá acusar-se “morto”, levantando a mão e de preferência valendo-se de um pano vermelho que deve ser levado a cabeça, o jogador deverá se deslocar para uma área de “ressuscitação” denominada “respawn”, para assim poder retornar ao combate.

O SAR (Simulação de Ação Real) e o PMA (Pro MilitaryAirsoft) são manuais de regras que estão sendo adotados por muitos combates que objetivam experiências mais próximas de combates reais. O SAR, assim como o PMA tem regras específicas de conduta e de regulamentação de equipamentos. Para melhor esclarecimento e como o objetivo do post não é comparar, mas sim apresentar, vou falar sobre cada manual individualmente.

[space height=”20″ ]

SAR

[space height=”10″ ]

Segundo o manual, no SAR busca-se aprimorar a sensação de jogo à realidade. O jogador que optar pelo SAR deverá ficar atento as particularidades da regra, como a utilização de vestimentas (loadouts) e indumentários adequados a proposta do jogo, adequação de suas armas segundo as categorias apresentadas no manual e o comportamento de sua conduta quando é atingido por uma BB. As armas são classificadas segundo categorias, assalto, dmr, sniper, etc. e deverão respeitar os limites de FPS propostos, engenheiros, navegadores, médicos, são especialidades inseridas no combate e cada especialista tem sua função no enredo do jogo.

O médico é muito efetivo, pois é o jogador responsável em prestar atendimento aos parceiros, o médico é o único jogador que pode ser atendido por qualquer outro integrante de sua equipe.

No SAR não existe eliminação imediata, os ferimentos são classificados em ferimentos intermediários, os que atingem qualquer um dos braços ou pernas e ferimentos críticos, hits que atinjam o tronco, a cabeça ou dois impactos em locais primariamente ditos intermediários. Cada jogador deverá carregar seu kit de primeiros socorros, composto de 4 ataduras e um pano vermelho, o jogador atingido nos braços e enquadrado como intermediário poderá continuar andando, até mesmo correr ao encontro de um médico, porém fica proibido de utilizar os braços, já o jogador atingido em uma das pernas, não poderá se locomover, somente rastejar, e poderá continuar efetuando disparos. Nesses dois casos não se deve utilizar o pano vermelho, o pano vermelho só deve ser utilizado em ferimentos críticos, onde o jogador senta no local onde recebeu o hit e aguardar o atendimento médico.

Deixar o pelotão ou agir como “lobo solitário” em um combate SAR pode não ser um bom negócio, pois você poderá passar o restante do combate esperando um atendimento que pode não vir, existe também uma particularidade em relação ao jogador que atua como Sniper, o mesmo pode se auto curar, então caso seja atingido, ele poderá escolher o momento certo para voltar ao combate.

Na minha opinião, os jogos que utilizam as regras SAR são bem divertidos, desde que se tenha pleno conhecimento da regra e esteja cercado por jogadores honrados, pois um erro de conduta poderá comprometer todo o combate. Jogadores e equipes que gostam de disciplina tática se darão melhor nesse tipo de combate.

[space height=”20″ ]

PMA

[space height=”10″ ]

O PMA é um conglomerado de regras utilizados em alguns países do mundo e trazido para o Brasil com algumas adequações para o nosso padrão de jogo. O PMA é extremamente simples para quem joga, sendo um pouco mais trabalhoso para os organizadores, a utilização de especialistas como engenheiros, médicos, armeiros trarão maior realismo ao jogo, cada um com sua função específica.

No PMA temos também uma classificação própria das armas e um detalhe muito importante que é a distância de engajamento, ou a distância mínima de disparo segundo a classificação de sua arma, como dito acima as armas são classificadas de acordo com seu FPS, e não segundo sua “estética” ou modelo, exemplificando, caso você esteja utilizando uma M4 A1, arma que para os padrões se enquadraria em assalto, porém com FPS de 405, 5 fps’s acima do permitido para a categoria nas regras PMA, você deverá obrigatoriamente instalar uma mira de aproximação e utilizá-la em modo semi, enquadrando-se em DMR.

Na minha opinião, não é legal valer-se dessa regra para adaptações em sua arma de assalto, se você gosta de militarismo então vamos procurar o mais próximo do real, M4 A1 assalto e assalto é assalto, m16 DMR (como todas as outras utilizadas por DM’s)…ai sim hehehe.

Falando de eliminação, no PMA existem as fichas médicas, FMP (ficha médica padrão) e a FMI (ficha médica individual), a padrão contém a gravidade do ferimento segundo o local do hit, a individual é a ficha histórico do jogador.

O PMA também oferece um aplicativo que dispensa o uso das fichas e indica a gravidade do ferimento de forma aleatória, esclarecendo, ao tomar um hit o jogador solicita atendimento, com a chegada do médico diz o local do impacto, por exemplo braço, escolhe um número de 1 a 10 esse número indicará a gravidade do ferimento e qual o atendimento será necessário.Exemplificando o jogador escolhe o número 5 e a FMP indica “DE RASPÂO”, o médico libera o jogador para voltar ao combate. Nesse modo també podem ser implantados HC (hospital de campanha) e Base, alguns ferimentos obrigam que o jogador deva se dirigir ao HC, perdendo assim uma faixa ou mais segundo normas do evento, diminuindo sua vida útil no jogo. Já a base poderá ser utilizada para remuniciar sua arma, por exemplo.

O PMA é uma forma muito divertida de jogar e conduzir um combate, explorando bastante o espírito MILSIM.

É meus amigos, tentei mostrar um pouquinho do que vocês podem esperar de cada modalidade, tem muito mais para se dizer, então se tiver dúvidas é só comentar no post que respondo vocês!

[space height=”20″ ]

Forte abraço e nos vemos nos combates por aí.

Ricardo “Insano”